Notícias

Banner Notícias

Vida De Prateleira: O Que é, Importância E Como Aumentar?

Data: 05/01/2024


Se você está interessado em aumentar as vendas de seus produtos, é importante considerar o conceito de “vida de prateleira”, que permite às pessoas comprarem, por exemplo, alimentos, medicamentos, cosméticos  que estejam seguros para o consumo e com suas características preservadas. 

 

Neste conteúdo, vamos explorar outros significados desse termo e dar algumas  dicas importantes para garantir o prazo de validade dos seus produtos. Aproveite as informações!

O que é vida de prateleira?

Vida de prateleira (ou shelf life) é um termo relacionado a produtos que possuem uma validade determinada, e, portanto, estão seguros para o consumo por um tempo específico. Alimentos, cosméticos, medicamentos e outros itens de uso diário se encaixam nessa categoria Por isso, os fabricantes e os varejistas precisam se atentar ao shelf life dos itens que oferecem, a fim de garantir sua qualidade e segurança ao público consumidor. 

Confira quais fatores influenciam na vida de prateleira

- armazenamento — os produtos devem ser guardados conforme a sua categoria e tamanho, de forma clara e ordenada. Além disso, é preciso não sobrecarregar as prateleiras, para facilitar a  visualização dos produtos e a circulação dos clientes;

 

- exposição à luz — em muitos casos, a luminosidade pode alterar as características de determinados produtos que contêm componentes sensíveis à luz; 

 

- falta de ventilação — pode levar ao acúmulo de gases que promovem a deterioração de alguns tipos de mercadorias;

- umidade — pode promover o crescimento de microorganismos em determinados produtos bem como alterar suas propriedades;

- embalagem — quando bem planejada, pode manter o produto fresco e em boas condições por mais tempo, o que aumenta a sua vida útil.

 

Como o shelf life é definido?

O tempo que um produto pode ser armazenado sem perder suas características físicas e químicas é definido  por profissionais especializados. 

 

A análise é feita por meio de dois métodos (um considera o tempo real e o outro leva em conta a aceleração do tempo). Veja: 

Métodos diretos (em tempo real)

- testes de vida útil — testes e avaliações  determinam o tempo que um produto mantém  sua qualidade e segurança após a fabricação;

- monitoramento das condições de armazenamento — análise de fatores como temperatura, umidade, luz e ventilação, que podem afetar a vida útil de um produto;

- estoque — a boa organização do estoque garante um fluxo no qual os produtos mais antigos são vendidos primeiro, evitando que fiquem parados e corram risco de vencimento; 

- comunicação clara e visível as informações sobre a vida de prateleira do produto precisam ser claramente comunicadas aos consumidores;

- análise e descarte adequado — produtos que ultrapassaram o prazo de validade devem ser descartados de maneira adequada para garantir a segurança.

 


 Outros aspectos que podem influenciar a vida de prateleira incluem:

- tipo de produto e suas características físicas/químicas; 

- riscos de contaminações; 

- processos de manuseio e movimentação dos produtos; 

- higienização do espaço de armazenagem; 

- sistemas de armazenagem. 

 

Métodos indiretos (aceleração do tempo)

 

- estabilidade acelerada — o produto é armazenado em condições severas, como altas temperaturas,  a fim de acelerar as reações de deterioração. Os resultados são então usados para prever a vida útil dos produtos em condições normais de armazenamento.

 

- modelagem matemática — usada para prever o prazo de validade dos produtos com base em dados experimentais. Isso pode incluir a modelagem do crescimento de microorganismos, reações químicas e mudanças físicas;

 

- testes de estresse — semelhante ao teste de estabilidade acelerada, os de estresse expõem o produto a condições extremas para acelerar a deterioração. Entre elas, podemos citar o estresse térmico, estresse de umidade e estresse de luz.

 

Como a selagem pode auxiliar na vida de prateleira?

A selagem é fundamental para estender a validade de um produto. Isso porque ela cria uma barreira entre o conteúdo da embalagem  e o ambiente externo, protegendo-o de agentes  que podem acelerar a deterioração, como oxigênio, luz, umidade, calor, fungos e bactérias

 

Além disso, o processo ajuda a manter as propriedades do produto, como aparência, aroma, sabor, textura e cor –algo fundamental quando falamos de alimentos, pois qualquer alteração dessa natureza pode afetar diretamente a aceitação do público-alvo.



Melhores tipos de selo para alimentos

Existem diferentes tipos de selos disponíveis no mercado. Os de alumínio, por exemplo, são excelentes para manter o alimento fresco e evitar vazamentos de líquidos. 

 

Os de plástico também protegem o produto ao mesmo tempo em que permitem a visualização do conteúdo da embalagem. 

 

Já os selos de papel têm um apelo de sustentabilidade.  As opções disponíveis são inúmeras. Basta entender qual delas melhor se adapta às características do seu produto e da sua logística para garantir um tempo maior de prateleira!


Conheça os selos e laminados para indução da DELGO e garanta produções práticas, rápidas e seguras! 


Veja Também: