Notícias

Banner Notícias

Conheça 5 Tipos De Selos Para Embalagens

Data: 29/05/2024

 

Em um mundo onde a apresentação e a conservação de produtos garantem a segurança do consumidor, os diversos tipos de selos para embalagens desempenham um papel fundamental. Eles não somente mantêm a integridade dos conteúdos como também agregam valor ao apelo visual dos produtos. 

 

Este conteúdo explorará a funcionalidade e diversidade dos selos para embalagem, elencando cinco tipos principais que se destacam no mercado. Confira!

 

Leia também: 

 

Conheça As Boas Práticas Para Fabricação De Alimentos

Automação Da Produção: Vantagens E Como Aplicar

Vantagens da seladora manual de cápsulas de café ou cálices Delgo.

Quais são os tipos de selos para embalagens? Conheça os principais

1. Selos de alumínio

Os selos de alumínio são altamente valorizados por sua capacidade de barreira contra a luz, oxigênio e umidade. Utilizados comumente em produtos farmacêuticos, alimentícios e cosméticos, eles asseguram a preservação das propriedades do conteúdo embalado e evitam contaminação por agentes externos. 

 

Além disso, eles oferecem uma excelente selagem e são recicláveis, o que contribui para práticas de embalagens mais sustentáveis.

 

Vale lembrar que, antes de serem cortadas no formato de selos, as bobinas de alumínio passam pelo processo de laminação, quando recebem uma fina camada de filme plástico que irá ajudar na proteção do produto e viabilizar a selagem hermética das embalagens.

 

Os polímeros mais utilizados para laminar são: polietileno, polipropileno, PET e verniz universal. 

 

 

2. Selos de plástico

Flexíveis e versáteis, os selos de plástico são adequados para uma ampla gama de aplicações e formas de embalagens. Com uma boa relação custo-benefício, esses tipos de selos podem ser opacos ou transparentes – o que valoriza a apresentação do produto.

 

 

3. Selos PET

Os selos em Polietileno Tereftalato (PET) são feitos de um único material, o que facilita o processo de reciclagem. Também são mais resistentes a furos, rasgos e marcas de manipulação. Diferentemente do alumínio, o selo PET não rasga ao ser destacado da embalagem. As versões transparentes podem passar por detector de metais acoplados às linhas de produção.

 

4. Selos de indução

Os selos de indução oferecem um alto grau de proteção e segurança, pois proporcionam o fechamento hermético da embalagem. Esse método de selagem utiliza calor gerado por indução eletromagnética, o que torna o processo eficiente e rápido, ideal para linhas de produção de alta velocidade.

 

5. Selos de papel

Ainda pouco utilizados no mercado brasileiro, os selos de papel surgem como uma alternativa mais sustentável em relação aos materiais descritos anteriormente. Embora também apresente uma película plástica para aumentar a durabilidade do produto, esse tipo de selo gera menos resíduo ao meio ambiente e pode ser reciclado com facilidade.

 

Conheça a linha de Selos e Laminados DELGO

 

A DELGO se posiciona no mercado como uma referência em soluções de selagem, ao oferecer uma ampla linha de selos e laminados desenhados para atender às distintas necessidades de embalagens e produtos. 

 

Com qualidade garantida e atenção aos requerimentos de segurança e preservação, os selos da DELGO ajudam a garantir que cada item embalado chegue até o cliente final íntegro e adequado ao consumo.

 

Explore o catálogo da DELGO de laminados e tipos de selos para embalagens. Torne suas embalagens sinônimo de qualidade e segurança!


Veja Também: