Notícias

Banner Notícias

Tipos De Máquinas Seladoras: Conheça E Descubra A Ideal Para Você

Data: 29/11/2023


Existem vários tipos de máquinas seladoras no mercado. Assim, para começar a embalar seus produtos, é muito importante conhecer e entender quais são os equipamentos disponíveis. 

 

Feito isso, fica muito mais fácil escolher a máquina ideal para produções eficientes, ágeis e seguras. Confira como são as seladoras e algumas dicas que irão te ajudar a fazer a escolha certa! 

O que é uma máquina seladora?

É um equipamento que realiza a selagem de diversos modelos de embalagens de forma precisa, padronizada e segura. Justamente por isso, é tão importante para indústrias de vários segmentos, como alimentício, farmacêutico, cosmético e químico.

Como funcionam as máquinas seladoras de embalagens?

Antes de falarmos sobre os tipos de máquinas seladoras, é importante entender como elas funcionam. 

 

Cada máquina é projetada para fechar um formato específico de embalagem: copos, potes, garrafas, bandejas, baldes, frascos, cápsulas e cálices, bisnagas etc.

 

Geralmente, as selagens são realizadas por meio de mecanismos que combinam pressão  e temperatura. 

 

A parte aquecida da máquina, chamada placa de selagem, entra em contato com a superfície da embalagem e a aplicação de uma força externa conclui o processo de fechamento do recipiente. 

 

Dessa forma, o conteúdo fica protegido de contaminação, oxidação, umidade, luminosidade e de outros agentes que podem comprometer a qualidade e validade do produto. 

Quais são os tipos de seladora?

Em termos de automação, existem três tipos de máquina seladora: 

Seladoras manuais

Indicadas a produções menores ou a empreendedores que estão iniciando um novo negócio, esse tipo de máquina seladora é ideal para melhorar a segurança, a proteção e a apresentação do produto, com um investimento reduzido. 

 

Embora operadas 100% manualmente, as seladoras manuais aumentam a produtividade e padronizam o processo de produção. 

 

Versáteis, podem selar diferentes modelos de embalagem no mesmo equipamento mediante a compra de conjuntos adicionais. 

Seladoras semiautomáticas

As seladoras semiautomáticas representam um ganho significativo em termos de automação e, consequentemente, de produtividade. 

 

Durante o processo, algumas etapas ocorrem de forma manual (colocação e extração da embalagem, giro da mesa, por exemplo); e outras de forma automática (posicionamento do selo e selagem). 

 

Esse tipo de máquina seladora é indicado a empresas em crescimento, que percebem um aumento na demanda de seus produtos e, por isso, precisam otimizar sua produção.

Seladoras automáticas

As seladoras automáticas oferecem automação total do processo de selagem e são indicadas a empresas que trabalham com grandes volumes de produção.

Agora que você já sabe que as seladoras se diferem quanto ao nível de automação, é importante relembrar que cada máquina é projetada para fechar um modelo específico de embalagem. 

Então, a escolha do equipamento mais adequado ao seu negócio precisa considerar, indispensavelmente, esses dois fatores: a embalagem utilizada e o volume de produção desejado. 

A seguir, listamos os tipos de seladora mais comuns no mercado, de acordo com a embalagem. Todas elas possuem versões manuais, semiautomáticas e automáticas.  

Seladoras de bandeja 

 Projetadas para selar embalagens de marmitas, molhos, pratos prontos, pizzas, caldos etc.

Seladoras de copos e potes 

Permitem selar uma vasta gama de produtos embalados em copos e potes de plástico rígido ou papel cartão, como iogurtes, sorvete e açaí, bolo de pote, doces em geral, sucos, geleias, molhos, temperos etc. 


Seladoras de garrafas e frascos

As seladoras de garrafas e frascos são muito utilizadas por empresas que produzem suco, água mineral, iogurte, leite, refrescos, água de coco, chás, cosméticos etc. 

Seladoras de cápsulas e cálices

As seladoras de cápsulas e cálices são indicadas para a selagem de cápsulas de café, shots de bebidas e suplementos, entre outras aplicações.

 

Seladoras de baldes

A seladoras de baldes podem ser utilizadas por fabricantes de sorvete e açaí, condimentos, molhos, insumos para sorvete, produtos químicos entre outros itens comercializados nesse tipo de embalagem.

 

OBS: TODAS AS MÁQUINAS TÊM VERSÃO AUTOMÁTICA. 

 

Qual a importância de investir em uma boa máquina seladora?

Investir em uma boa máquina seladora faz a diferença para qualquer negócio.

 

Isso porque o equipamento garante mais eficiência na produção, além de uma selagem de qualidade, que preserva a integridade dos produtos e  evita perdas durante o armazenamento e transporte. 

 

Uma boa máquina seladora também diminui os custos operacionais, ao minimizar a necessidade de retrabalho e, simultaneamente, aumentar a produtividade. 

Como escolher a máquina seladora ideal para o seu negócio?

Antes de fazer essa escolha, considere o tipo de embalagem que  você irá utilizar, o volume de produção diário exigido e o espaço disponível na área de produção. 

 

Não deixe de checar a qualidade dos materiais utilizados na fabricação do equipamento, seu manuseio e se o fabricante oferece garantia e assistência técnica (com o uso, é comum precisar de peças de reposição, por exemplo). 

 

Com essas informações em mente, você poderá avaliar qual é a máquina seladora mais adequada para o seu negócio e atender às necessidades da sua produção com eficiência e segurança.

Máquinas seladoras DELGO: eficiência e qualidade garantida!

Presente há 32 anos no mercado, a DELGO é uma referência para quem busca sistemas de envase e aplicação de selos de proteção para diversos tipos de embalagens e produtos. 

Dentro do nosso catálogo, você encontra tipos de máquinas seladoras manuais, semiautomáticas e automáticas para uma enorme variedade de embalagens (copos, bandejas, garrafas, baldes, cápsulas, frascos, cálices e muito mais). 

 

Confira outros diferenciais da DELGO:

- máquinas com estrutura em aço inoxidável com tampo em alumínio naval;

- equipamentos com mesa em aço inoxidável, indexada com tecnologia alemã;

- certificado de gestão de qualidade ISO 9001 desde 2014, pela Bureau Veritas;

- máquinas com sistema de detecção de presença do selo de alumínio no momento da colocação;

- equipamentos cabinados e protegidos de acordo com as normas NR10 e NR12;

- máquinas com laudos assinados por engenheiro especialista em segurança de equipamentos.

 

Conheça outros detalhes das seladoras da DELGO e garanta os melhores equipamentos para produções práticas, rápidas e seguras! 


Veja Também: