Notícias

Banner Notícias

Tipos De Embalagens: Conheça As Principais E Saiba Como Escolher

Data: 16/12/2023


A escolha da embalagem correta é essencial para manter a qualidade do produto, atrair o interesse do público e garantir a segurança dos consumidores, entre outros aspectos. 

 

Agora, para estabelecer tais cuidados, é necessário conhecer os diferentes tipos de embalagens e equipamentos disponíveis no mercado.

 

Pensando em tornar essa tarefa mais fácil, reunimos as principais informações que você precisa saber para escolher a embalagem mais adequada ao seu produto e, assim, alcançar um sucesso maior. Boa leitura! 

Quais são os principais tipos de embalagens?

As embalagens se diferem pelo formato, finalidade e, principalmente, pelo material de fabricação, sendo as mais utilizadas no mercado: 

 

- embalagens plásticas: potes, copos, bandejas, baldes, garrafas, cápsulas e cálices, sacos  etc.;

 

- embalagens de alumínio: cartela de remédios (blister e strip farmacêuticos), marmitex, lacres e selos antivazamentos;

 

- embalagens de papel cartão: copos e potes, bandejas, bowls;

 

- embalagens de papel: caixa de leite, pacotes para temperos e caixas; 

 

- embalagens de material biodegradável: copos, potes, bandejas, sacolas, caixas etc.

Quais são as funções delas?

 

Como dito, as embalagens também são importantes para proteger os produtos durante o armazenamento e transporte. Confira quais as funções dos tipos de embalagens, segundo seu grau de contato com o conteúdo.

Primária

As embalagens primárias são aquelas que entram em contato diretamente com o produto embalado –como garrafas, bandejas, copos, potes, baldes, cápsulas, frascos, sachês, latas– e têm a função de proteger o conteúdo de vazamento, contaminações, alterações, mantendo-o, assim, em condições ideais de consumo.

 

Elas têm ainda um valor estético e comunicacional e podem ser personalizadas com design e informações sobre o produto e a marca.

 

A escolha da embalagem primária ideal precisa, necessariamente, considerar a composição do produto, suas principais características, seu tipo de consumo (se imediato ou não), a fragilidade do conteúdo, entre outros fatores.

Secundária

Já as embalagens secundárias envolvem as primárias e servem o como uma camada adicional de proteção e armazenamento. Também podem ser usadas para exibir informações adicionais sobre a mercadoria ou para oferecer atrativos aos consumidores, como brindes ou promoções especiais.Geralmente, elas são utilizadas para agrupar unidades de produtos vendidas em conjunto, o que facilita o transporte e a organização nas prateleiras do lojista. 

Terciária

As embalagens terciárias, também conhecidas como unidades de carga, protegem e agrupam as embalagens secundárias e são responsáveis por garantir que os produtos cheguem em segurança ao seu destino. 

 

Tratam-se de caixas e paletes, por exemplo, que facilitam o transporte, armazenamento e manuseio de grandes quantidades de mercadorias e tornam o processo logístico mais eficiente. 

 

Quando bem desenhadas e utilizadas, as embalagens terciárias garantem economia de espaço e redução de custos para empresas e consumidores.

Quaternária

Existe ainda a embalagem quaternária, categoria composta por uma caixa externa, com um filme plástico bolha, um suporte de papelão ondulado e um saco interno. 

 

Toda essa estrutura oferece alta resistência contra impactos, umidade e outras ameaças à integridade do conteúdo. É um recurso importante em situações de emergência, como no transporte de medicamentos e vacinas em regiões de conflito ou de difícil acesso.

 

Quinto nível

A embalagem de quinto nível é um tipo conteinerizado ou especial (contêiners, por exemplo), usado para envios de longa distância, no transporte de grandes remessas de embalagens quaternárias ou terciárias.

O que considerar ao escolher um tipo de embalagem para os seus produtos?

Antes de definir a embalagem ideal, é importante conhecer bem o seu produto e entender suas necessidades de proteção, armazenamento e transporte. 

 

Outro ponto a ser analisado é o impacto ambiental do material escolhido, assim como sua capacidade de reciclagem ou reutilização. 

 

Não deixe de considerar o design e a funcionalidade da embalagem. Isso garante que ela seja eficaz na proteção do produto e, ao mesmo tempo, atraente e prática para o consumidor. 

 

Por fim, avalie o custo da embalagem, um fator determinante  para a viabilidade comercial do produto. 

Qual é a importância de contar com máquinas seladoras e envasadoras para proteger as suas embalagens?

Máquinas seladoras e envasadoras são fundamentais para embalar e selar seus produtos com a máxima qualidade, o que impacta diretamente na proteção e satisfação dos clientes. 

 

Esses tipos de máquinas, ainda, oferecem maior agilidade no processo de embalagem, reduzindo o tempo gasto, mão de obra e os erros na produção.

Como a DELGO pode te ajudar

Nossas máquinas manuais ou totalmente automatizadas atendem desde o pequeno produtor (200 a 300 unidades/hora) até uma linha de produção de 12.000 unidades/hora.

 

Para isso, projetamos equipamentos conforme as necessidades de nossos clientes, levando em conta quatro aspectos diferentes:

 

  1. processo de produção;

  2. características do produto; 

  3. embalagem utilizada;

  4. volume de produção desejado.

Vale destacar que estamos no mercado há mais de 30 anos e já contribuímos com a expansão e o sucesso de inúmeras empresas. O seu negócio pode ser o próximo!


Descubra mais sobre a sinergia perfeita entre embalagens de excelência e tecnologia extremamente avançada com as Máquinas Envasadoras e Seladoras DELGO!

 



Veja Também: