Notícias

Banner Notícias

Envase De Sorvete: Confira Como Funciona E Quais Os Equipamentos Essenciais Para O Processo

Data: 08/02/2024

 

O mundo dos alimentos congelados pode ser tão saboroso quanto desafiador. Bom exemplo disso acontece ao analisarmos como funciona o processo de envase de sorvete. 

 

Afinal de contas, um produtor precisa garantir a qualidade do produto e, ao mesmo tempo, assegurar que cada etapa seja realizada com eficiência, precisão e higiene. 

 

Mas como funciona esse processo e quais os equipamentos essenciais para um envase que preserve a textura e o sabor que os amantes de sorvete tanto apreciam? 

 

A gente te conta a seguir! 

Como funciona o processo de envase de sorvete?

Esse processo é formado por várias etapas:

1. Preparação da mistura

Tudo começa com a seleção dos melhores ingredientes e a preparação da mistura. Esse passo é determinante para acertar no sabor e na textura, e também obter uma combinação homogênea para o envase.

 

2. Resfriamento da mistura

Após finalizada, a mistura é resfriada rapidamente para evitar a formação de cristais de gelo grandes que comprometem a textura do sorvete.

3. Maturação

A maturação consiste em deixar a mistura repousando em baixas temperaturas. Esse estágio é muito importante para que os sabores se desenvolvam completamente e resultem em um produto mais rico.

4. Congelamento

Na etapa do congelamento, a mistura líquida é transformada numa massa cremosa, a partir de um processo contínuo de agitação. Esse passo é decisivo para o sucesso do envase de sorvete.

5. Inclusão de variações e coberturas

É nesse momento que o sorvete ganha personalidade, com a adição de pedaços de fruta, chocolate, nozes ou as mais diversas coberturas e incrementos que o mercado oferece.

 

6. Envase

Chegamos ao coração do processo: o envase do sorvete. Aqui, a produtora do fabricante é ligada a uma máquina envasadora que irá dosar o sorvete precisamente na embalagem (copo, pote, caixa etc); aplicar um selo de proteção (geralmente de plástico ou alumínio); e colocar a sobretampa quando necessário. 


Vale destacar que o processo de envase é importante em diferentes nichos produtivos porque assegura a proteção, padronização, conservação e apresentação adequada dos produtos, o que, sobretudo, significa mais segurança aos consumidores.

 

7. Endurecimento  

Já envasado, o sorvete, que estava parcialmente fluido para adquirir o formato da embalagem, é completamente congelado a uma temperatura de -25ºC, durante um período de 24 a 30 horas, dependendo do tamanho do recipiente.

8. Armazenamento e distribuição

Ao término do processo, o sorvete é organizado em caixas e armazenado na câmara fria, que o mantém numa temperatura entre -25 e -35 ºC, até ser transportado aos centros de distribuição ou pontos de venda. 


O armazenamento adequado garante que o produto chegue ao destino final sem perder sua forma e textura.

Saiba como a DELGO pode otimizar sua produção de sorvete

Na DELGO, você encontra máquinas automáticas desenvolvidas especialmente para o envase de sorvete e açaí em embalagens de plástico rígido ou cartonadas. 


Além de dosar o produto, as envasadoras também fazem a aplicação de selos plásticos ou de alumínio e colocação de sobretampa, além de colher, quando necessário. 


O volume de produção dos equipamentos  varia de 1.200 a 8.000 unidades por hora, conforme a embalagem utilizada


Vale ressaltar que as máquinas da DELGO são de fácil limpeza, com partes removíveis que agilizam o processo de higienização – algo essencial para manter os padrões de segurança alimentar.


Conheça mais sobre as envasadoras de sorvete desenvolvidas pela DELGO! Garanta qualidade e segurança total para seus consumidores! 




Conclusão

O envase de sorvete define a qualidade e o sucesso do produto no mercado. Cada etapa, desde a preparação da mistura até o armazenamento e distribuição, deve ser realizada com muito cuidado para que o sorvete chegue ao consumidor exatamente como foi imaginado. 

 

E para esse sucesso, lembre-se de contar com parceiros como a DELGO e seus equipamentos de ponta.



Veja Também: