Notícias

Banner Notícias

Entenda Como é Feito O Envase De Iogurte E Garanta Um Produto Impecável Para Seus Clientes

Data: 20/02/2024

 

O envase de iogurte é uma etapa fundamental na elaboração desse popular produto lácteo, pois influencia diretamente na conservação e na qualidade dele e, por consequência, na satisfação do consumidor. 

 

Isso significa que, no mercado competitivo dos laticínios, garantir um processo de envase eficiente e higiênico pode ser o diferencial para a fidelidade dos clientes. Confira!

 

Leia também: Você sabe como são feitos os selos de alumínio?

Quais são as etapas do processo de produção do iogurte?

Pasteurização

Inicialmente, o leite é pasteurizado, ou seja, aquecido a temperaturas elevadas para eliminar potenciais patógenos e aumentar a segurança do produto.

Fermentação

Logo após a pasteurização, o leite é inoculado com culturas de bactérias que iniciam a fermentação. Essas culturas transformam os açúcares do leite em ácido láctico, o que proporciona o sabor e a textura característicos do iogurte.

Quebra da coalhada

Quando a fermentação atinge o ponto ideal, a coalhada é cuidadosamente quebrada para alcançar a consistência desejada do iogurte.

 

Resfriamento

O iogurte é então resfriado rapidamente para interromper a fermentação, preservando assim o sabor e a qualidade do produto.

Aditivos

Neste ponto, são adicionados quaisquer ingredientes extras, como frutas, sabores, adoçantes etc.

Envase e resfriamento final

O envase de iogurte acontece em seguida, quando ele é colocado em recipientes individuais, a partir de uma envasadora automática.

 

O equipamento realiza a dosagem precisa nas embalagens e faz a selagem hermética dos copos, potes ou garrafas. Em seguida, um resfriamento final assegura a estabilidade do iogurte.

 

Aqui, vale frisar que os selos corretos e bem utilizados garantem a integridade do produto durante o transporte e armazenamento, previnem vazamentos e a contaminação cruzada, além de estenderem a vida de prateleira do iogurte.

Como uma máquina de envase é fundamental para a fabricação dos produtos?

Máquinas automáticas de envase de iogurte representam uma grande evolução em termos de precisão, produtividade e padrões de higiene.

Ainda, reduzem o desperdício do produto e ajudam a preservar suas principais características, como sabor, coloração, cheiro e consistência.

Descubra como a Envasadora automática de iogurte da DELGO pode otimizar seu processo de envase e garantir a qualidade do seu produto.

 

Conclusão

O envase de iogurte, quando bem executado, garante a entrega de um produto saboroso, seguro e de qualidade que certamente conquistará clientes.

 

Não subestime a importância de cada etapa do processo e considere a automação como um investimento valioso na satisfação do consumidor e no sucesso do seu negócio.

Veja Também: