Notícias

Banner Notícias

Envase de Água Mineral: como engarrafar para vender?

Data: 14/12/2023


O envase de água mineral é mais complexo do que muitas pessoas imaginam. Existe um conjunto de procedimentos e monitoramento rigorosos para garantir água de extrema qualidade e segurança aos consumidores. 

 

Neste conteúdo, vamos mostrar como é feito todo o processo —desde a captação da água até a aplicação de rótulo nas embalagens. 

 

Confira quais cuidados devem ser tomados e como a DELGO pode fazer a diferença na sua fábrica de envasar água mineral.

Confira o passo a passo para engarrafar água

São cinco passos essenciais para captar água, envasar as garrafas e fazer a finalização das embalagens, veja: 

1. Captação de água

O processo de envase de água mineral começa com a captação desse recurso. Para isso, é necessário escolher uma fonte de água de alta qualidade, que seja limpa e segura  ao consumo humano. 

 

A água é então coletada por um sistema de tubos que a levam até um tanque de armazenamento. Lá, começa a ser tratada e preparada com diversos equipamentos e tecnologias antes do início do envase.

 

2. Higienização da embalagem

A higienização é fundamental tanto na eliminação de possíveis resíduos da embalagem quanto para evitar contaminações externas. Por isso, as garrafas ou copos são higienizados com ozônio, o que garante a eliminação de bactérias e microrganismos. 

3. Envase da água e aplicação do lacre

Com a embalagem devidamente higienizada, a água mineral é envasada em máquinas automáticas, em condições completamente seguras e controladas, a fim de assegurar todas as propriedades e benefícios naturais do produto.

 

Geralmente, nesse mesmo equipamento, é feita a aplicação do lacre por meio de um mecanismo que pressiona um anel de plástico no pescoço da garrafa, para evitar violações. 

 

Quando a água é envasada em copos, a embalagem leva um selo de alumínio, que também garante a integridade do conteúdo e o protege da ação de agentes externos. A Delgo possui muito modelos de máquinas, como a máquina de envasar líquidos 4000.

4. Aplicação do rótulo e armazenamento

Após o envase,  realiza-se a aplicação do rótulo, que traz informações importantes sobre o produto, como o lote, a validade e a composição. É essencial que esteja bem fixado, para evitar que se descole ou perca a legibilidade. 

 

Por fim, as garrafas ou copos de água mineral são empacotados em caixas, identificados e armazenados em estoques até o momento da expedição e transporte.

 

Existem normas para o envase de água mineral?

Sim, existem normas brasileiras para o envase de água mineral definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que visam garantir a qualidade e a segurança da água consumida pela população. 

 

Entre as normas estabelecidas, estão especificações para o processo de envase, as condições sanitárias do local de produção e regras para o controle de qualidade da água. Todos os produtores de água mineral precisam de uma autorização da ANVISA para comercializar o produto.

Quais são as máquinas necessárias para o envasamento de água mineral?

Para o envasamento de água mineral são necessárias diversas máquinas. A primeira é a lavadora, responsável por higienizar as embalagens antes do enchimento. 

 

Em seguida, vem a envasadora, equipamento que efetua o enchimento das garrafas, realiza a colocação da tampa e aplicação do lacre. No caso de copos plásticos, o equipamento posiciona o selo na embalagem e realiza a selagem por pressão e temperatura.

 

Depois, a rotuladora entra em ação, etiquetando as garrafas ou copos com informações importantes, como a marca e validade. 

 

Finalmente, a empacotadora realiza o agrupamento das garrafas em caixas para o transporte. 

 

Todo esse maquinário é essencial para a qualidade e segurança do produto final.

Onde encontrar as melhores máquinas de envasar água?

Para o processo de envase de água mineral, vale destacar que a ANVISA determina que as máquinas precisam ser totalmente automáticas. 


A DELGO, presente no mercado há mais de 30 anos, disponibiliza sistemas automatizados de envase e aplicação de selos de proteção em diferentes tipos de embalagens para a indústria de alimentos e bebidas, cosméticos, químicos e farmacêuticos.

 

Os equipamentos, feitos com tecnologia de ponta, envasam produtos de diferentes consistências em copos e potes, garrafas, baldes e frascos, com capacidade de produção de até 10.000 unidades por hora.

 

Além de proporcionarem um ganho em termos de precisão e padrões de higiene, as máquinas da DELGO também otimizam o espaço, a produtividade e exigem menos mão de obra para a realização do processo. 

 

Conheça mais sobre as envasadoras e seladoras da DELGO e garanta a máxima qualidade e segurança para seus consumidores!

Conclusão 

Existem diversos fatores importantes a serem considerados para  envasar e comercializar  água mineral de qualidade. É importante se atentar às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, como o Ministério da Saúde e a ANVISA, a fim de  garantir a higiene e a segurança do produto final. 

 

Além disso, é preciso escolher materiais de alta qualidade em termos de embalagem, investir em envasadoras e seladoras modernas, e seguir boas práticas de armazenamento e transporte para preservar a qualidade da água ao longo do processo.

 

Todas essas orientações podem fazer a sua empresa se destacar no mercado de água mineral e conquistar a confiança dos consumidores. Conte com a DELGO para isso!


Veja Também: