Notícias

Banner Notícias

Embalagem selada antivazamento: vantagens e opções de selagem

Data: 08/12/2023


Quem procura uma embalagem para garantir a máxima qualidade de seus produtos, precisa conhecer as embalagens seladas antivazamento. Elas proporcionam total proteção e segurança durante o armazenamento, transporte e a distribuição do produto. 


Neste conteúdo, vamos mostrar as vantagens dessa tecnologia de acondicionamento e apresentaremos as muitas opções disponíveis para você investir na  sua própria embalagem selada antivazamento.

O que é embalagem selada?

Uma embalagem selada é aquela fechada de forma hermética para impedir a entrada (ou saída) de ar, umidade, luz, poeira e microorganismos (fungos e bactérias).

 

Por isso, é muito comum encontrar esse tipo de embalagem em alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos químicos. Trata-se de um recurso essencial para preservar as propriedades e características do conteúdo, bem como dificultar adulterações e violações.

 

Qual é a importância do acondicionamento adequado de alimentos?

A embalagem selada antivazamento é excelente para proteger os produtos durante  o transporte, armazenamento e a distribuição. Ela é feita com materiais de alta qualidade, e o processo de selagem é realizado precisamente para garantir sua vedação total. 

 

Alimentos mal embalados, por exemplo, podem sofrer contaminação e perder algumas de suas características como sabor, textura, coloração. Medicamentos podem ter seu princípio ativo comprometido, cosméticos podem sofrer ressecamento etc.

 

Portanto, é necessário armazenar esse tipo de produto em recipientes adequados e limpos, nas temperaturas ideais e em locais protegidos do sol e da umidade. Especialmente, quando falamos de alimentos perecíveis como carnes, ovos, laticínios, que podem estragar rapidamente. 

Tipos de selos para embalagens antivazamento

Confira quais são os principais tipos de materiais usados para as embalagens seladas antivazamento:

Selos de alumínio

Os selos de alumínio formam uma barreira eficaz contra umidade, oxigênio, luminosidade e microorganismos. São resistentes à água e ajudam a impedir a entrada de calor. Sua aplicação na embalagem é feita por meio de máquinas seladoras que usam a combinação pressão + temperatura para realizar a selagem. 

 

Ao mesmo tempo em que proporcionam uma excelente vedação, impedindo contaminação e vazamento, os selos de alumínio são práticos e fáceis de abrir, algo ideal quando falamos de produtos para consumo imediato como água mineral, iogurtes, sorvetes etc. 

 

 

Selos de indução

Esse processo é feito por uma seladora de indução, também conhecida como Cap Sealer.

 

Basicamente,  o processo consiste em aplicar um campo eletromagnético em um disco (selo) de material selante colocado na tampa da embalagem. Com o calor, esse disco aquece rapidamente e se funde com a boca da embalagem, criando uma vedação bastante resistente.

 

Além de proteger o produto, os selos de indução proporcionam um visual mais sofisticado e profissional ao conjunto e protegem o conteúdo de contaminação, vazamento, ressecamento, oxidação e furto.

 

Selos plásticos

Os selos plásticos se destacam pela durabilidade, resistência e praticidade de aplicação. 

 

São ideais para restaurantes, sistemas de delivery e food service, pois,  ao mesmo tempo em que protegem os produtos, permitem a visualização do conteúdo da embalagem. 

 

Com esses selos, é possível evitar vazamentos e garantir a qualidade e integridade do produto até chegar ao consumidor final. 

 

Selos PET

Alternativa ao alumínio, os selos PET também formam uma barreira eficaz contra luz, umidade e oxigênio, o que garante total  proteção para o produto e, consequentemente, mais qualidade e segurança ao consumidor. 

 

“Mas, afinal, qual a diferença entre selo PET e selo de alumínio?” O primeiro se destaca pelos apectos listados a seguir: 

 

- mais fácil de reciclar;

- não rasga quando destacado da embalagem; 

- mais resistente a furos, rasgos e marcas de manipulação;

- proporciona vedação perfeita e prática para abrir;

- pode passar por detectores de metal (versão não metalizada).

 

Como escolher uma máquina seladora ideal para a sua empresa?

Escolher a máquina seladora correta para a sua empresa pode ser uma tarefa confusa. Especialmente se você não sabe qual tipo atende às suas necessidades. 

 

Existem diversos modelos de máquinas disponíveis no mercado, cada uma com seu próprio conjunto de recursos. Antes de decidir, você precisa considerar os seguintes fatores:

 

- tamanho e a forma da embalagem que deseja selar;

- material da embalagem a a ser selada (plástico rígido, papel cartão, pet etc);

- tipo de selo utilizado (alumínio, plástico, indução, pet, papel cartão etc);

- capacidade de produção da máquina e a demanda da sua empresa (por hora ou dia);

- espaço disponível em sua empresa. 

Confira o que a DELGO disponibiliza para as indústrias

A DELGO oferece uma ampla gama de máquinas seladoras (automáticas, semiautomáticas e manuais) que se adaptam a diferentes tipos de embalagens de plástico rígido ou papel cartão. Inclusive, saiba mais sobre nossa seladora manual para copos e potes.

Além de maior proteção e segurança aos produtos, as seladoras também oferecem outros benefícios, como: 

- embalar produtos com mais rapidez;

- redução de erros;

- padronização de produtos;

- aumento de produtividade;

- redução de mão de obra.

 

Eleve a segurança e qualidade das suas embalagens seladas antivazamento com os Selos e as Seladoras da DELGO! Confira todo o catálogo de produtos e adquira os equipamentos ideais para sua produção!


Veja Também: