Notícias

Banner Notícias

Como lacrar garrafa? Conheça 5 métodos para evitar vazamentos

Data: 12/01/2024

 

Sabemos que vazamentos de garrafas podem causar grandes prejuízos a produtores e lojistas. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar as maneiras mais eficientes de como lacrar garrafas, para que elas sejam armazenadas e transportadas em segurança.

Apresentamos ainda cinco tipos de lacres para aplicar em diferentes tamanhos e formatos de garrafas e também algumas dicas sobre como  escolher seladoras de qualidade. 

 

 

Boa leitura!

Como lacrar garrafa: principais métodos

O processo de como lacrar garrafas envolve diversos tipos de embalagem e lacres, incluindo  o uso de blindagem e acondicionadores. Veja quais são os principais métodos e cuidados que devem ser tomados..

 

Primeiramente, sempre utilize embalagens adequadas e feitas de bons materiais para resistir aos impactos e à pressão interna e externa do recipiente.

 

Uma boa estratégia após fazer o envase dos líquidos é adicionar lacres adesivos que, quando bem aplicados, garantem que nenhum tipo de manipulação indevida seja feita durante o transporte.

 

Existe ainda a opção de lacres de segurança que só podem ser removidos com ferramentas específicas, que trazem um grande nível de proteção, porém, não são recomendados para produtos de consumo imediato.

 

O terceiro método refere-se ao uso de blindagem e acondicionadores de garrafas.

 

O uso de blindagem consiste em um revestimento resistente para evitar vazamento durante o transporte. 

 

Os acondicionadores são usados para posicionar as garrafas  de modo a evitar o contato entre elas,  para que cheguem intactas ao destino.

 

Confira a seguir quais são os tipos de lacres mais utilizados e como eles funcionam:

1. Cera

Aplica-se uma fina camada de cera sobre a tampa da garrafa. Ao ser lacrada, um selo impede a violação ou adulteração do conteúdo. 

 

Há diversos tipos e cores de cera, mas  o resultado é sempre o mesmo: um visual agradável e uma segurança  adicional ao consumidor. 

 

Vale lembrar que o lacre de cera não interfere no sabor ou na qualidade da bebida, e que sua aplicação exige um cuidado especial para não danificar a tampa.

2. Tampa PET

O lacre de tampa PET é uma solução muito presente nas garrafas de refrigerantes, sucos e águas. Ele é feito com uma película plástica selada na parte superior da tampa. Quando a garrafa é aberta, essa película é violada. 

 

3. Rolha

Após o líquido ser engarrafado, a rolha é adicionada e a garrafa passa por uma máquina que aplica calor, encolhendo o lacre e garantindo que não haja vazamentos. Trata-se de um método muito utilizado no fechamento de garrafas de vinho e de outras bebidas alcoólicas.

4. Tampa de alumínio

A tampa de alumínio, bastante utilizada na indústria alimentícia e de bebidas,veda completamente as garrafas para evitar exposição e contaminação do conteúdo. O  lacre é colocado no topo da embalagem e possui um vedante interno que impede a passagem do ar. 

 

5. Selo

O selo pode ser de alumínio, plástico ou papel. Geralmente, as selagens são realizadas por meio de mecanismos que combinam pressão e temperatura. 

 

A parte aquecida da máquina, chamada placa de selagem, entra em contato com a superfície da embalagem e a aplicação de uma força externa conclui o processo de fechamento do recipiente. 

 

Uma vez colocado, o lacre cria uma barreira que só pode ser violada de maneira destrutiva, evidenciando qualquer tentativa de adulteração. Por isso, é amplamente utilizado em setores como o de bebidas alcoólicas, medicamentos e produtos químicos.

Como garantir o uso de seladoras de qualidade?

Agora que já mostramos as diferentes maneiras de como lacrar garrafas, é preciso dizer quais são os cuidados na hora de utilizar uma seladora. Confira as principais dicas: 

Em primeiro lugar, é recomendável optar por um fabricante renomado de seladora,que preze pela qualidade de seus produtos e possua boa reputação no mercado.

 

Como a Delgo, que possui a Seladora Manual de garrafas e frascos, e muito mais opções!

 

É  importante escolher um modelo adequado para a finalidade desejada (tipo de seladora compatível com suas embalagens, capacidade de produção condizente com a necessidade de sua empresa etc.) e usar corretamente o equipamento,  conforme todas as instruções do manual do usuário. 

 

Não se esqueça de realizar regularmente  a manutenção  do equipamento para garantir maior durabilidade e eficiência. 

 

A DELGO é referência em sistemas de envase e aplicação de selos de proteção em diferentes tipos de embalagens. Conheça o catálogo de selos e laminados!


Veja Também: