Como lacrar garrafa? Conheça 5 métodos para evitar vazamentos
Data: 12/01/2024
Sabemos que vazamentos de garrafas podem causar grandes prejuízos a produtores e lojistas. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar as maneiras mais eficientes de como lacrar garrafas, para que elas sejam armazenadas e transportadas em segurança.
Apresentamos ainda cinco tipos de lacres para aplicar em diferentes tamanhos e formatos de garrafas e também algumas dicas sobre como escolher seladoras de qualidade.
Boa leitura!
Como lacrar garrafa: principais métodos
O processo de como lacrar garrafas envolve diversos tipos de embalagem e lacres, incluindo o uso de blindagem e acondicionadores. Veja quais são os principais métodos e cuidados que devem ser tomados..
Primeiramente, sempre utilize embalagens adequadas e feitas de bons materiais para resistir aos impactos e à pressão interna e externa do recipiente.
Uma boa estratégia após fazer o envase dos líquidos é adicionar lacres adesivos que, quando bem aplicados, garantem que nenhum tipo de manipulação indevida seja feita durante o transporte.
Existe ainda a opção de lacres de segurança que só podem ser removidos com ferramentas específicas, que trazem um grande nível de proteção, porém, não são recomendados para produtos de consumo imediato.
O terceiro método refere-se ao uso de blindagem e acondicionadores de garrafas.
O uso de blindagem consiste em um revestimento resistente para evitar vazamento durante o transporte.
Os acondicionadores são usados para posicionar as garrafas de modo a evitar o contato entre elas, para que cheguem intactas ao destino.
Confira a seguir quais são os tipos de lacres mais utilizados e como eles funcionam:
1. Cera
Aplica-se uma fina camada de cera sobre a tampa da garrafa. Ao ser lacrada, um selo impede a violação ou adulteração do conteúdo.
Há diversos tipos e cores de cera, mas o resultado é sempre o mesmo: um visual agradável e uma segurança adicional ao consumidor.
Vale lembrar que o lacre de cera não interfere no sabor ou na qualidade da bebida, e que sua aplicação exige um cuidado especial para não danificar a tampa.
2. Tampa PET
O lacre de tampa PET é uma solução muito presente nas garrafas de refrigerantes, sucos e águas. Ele é feito com uma película plástica selada na parte superior da tampa. Quando a garrafa é aberta, essa película é violada.
3. Rolha
Após o líquido ser engarrafado, a rolha é adicionada e a garrafa passa por uma máquina que aplica calor, encolhendo o lacre e garantindo que não haja vazamentos. Trata-se de um método muito utilizado no fechamento de garrafas de vinho e de outras bebidas alcoólicas.
4. Tampa de alumínio
A tampa de alumínio, bastante utilizada na indústria alimentícia e de bebidas,veda completamente as garrafas para evitar exposição e contaminação do conteúdo. O lacre é colocado no topo da embalagem e possui um vedante interno que impede a passagem do ar.
5. Selo
O selo pode ser de alumínio, plástico ou papel. Geralmente, as selagens são realizadas por meio de mecanismos que combinam pressão e temperatura.
A parte aquecida da máquina, chamada placa de selagem, entra em contato com a superfície da embalagem e a aplicação de uma força externa conclui o processo de fechamento do recipiente.
Uma vez colocado, o lacre cria uma barreira que só pode ser violada de maneira destrutiva, evidenciando qualquer tentativa de adulteração. Por isso, é amplamente utilizado em setores como o de bebidas alcoólicas, medicamentos e produtos químicos.
Como garantir o uso de seladoras de qualidade?
Agora que já mostramos as diferentes maneiras de como lacrar garrafas, é preciso dizer quais são os cuidados na hora de utilizar uma seladora. Confira as principais dicas:
Em primeiro lugar, é recomendável optar por um fabricante renomado de seladora,que preze pela qualidade de seus produtos e possua boa reputação no mercado.
Como a Delgo, que possui a Seladora Manual de garrafas e frascos, e muito mais opções!
É importante escolher um modelo adequado para a finalidade desejada (tipo de seladora compatível com suas embalagens, capacidade de produção condizente com a necessidade de sua empresa etc.) e usar corretamente o equipamento, conforme todas as instruções do manual do usuário.
Não se esqueça de realizar regularmente a manutenção do equipamento para garantir maior durabilidade e eficiência.