Notícias

Banner Notícias

Como Embalar Açaí para Delivery: o que você precisa considerar

Data: 20/12/2023


Nem só de bom sabor se faz um açaí: a forma de embalá-lo também é fundamental no sucesso das  vendas. Neste artigo, vamos dar dicas de como embalar açaí para delivery: as opções de embalagens, as principais estratégias para garantir a segurança e a qualidade do produto e os equipamentos que podem fazer a diferença na sua produção. 

 

Vem com a gente!

O que considerar antes de embalar o açaí para entrega?

Antes de definir a melhor embalagem para o seu delivery de açaí, é preciso estar atento ao principal: a qualidade do seu produto. Isso inclui considerar os seguintes aspectos:

Consistência e sabor

De nada adianta uma embalagem bonita se o açaí não tiver a textura e a cremosidade ideais. E, claro, o sabor também não pode ser deixado de lado – afinal, é isso que mantém os clientes fiéis à sua marca. 

Temperatura

Atente-se à temperatura do seu produto: ninguém gosta de receber um açaí derretido. Por isso, mantenha-o em condições térmicas adequadas e evite entregas muito longas ou em horários de muito calor, caso sua logística ainda não esteja tão estruturada.

Como embalar açaí para delivery?

Garantida a qualidade do seu produto, é hora de definir qual embalagem será utilizada, de acordo com as suas possibilidades, valores e necessidade. Abaixo, listamos as mais comuns nesse segmento:

1. Embalagens de plástico

Podem ser de polietileno (PE), polipropileno (PP) ou outros tipos de plástico. São resistentes e, quando bem seladas, evitam vazamento e contaminação do produto –o que mantém a qualidade do açaí até o momento do consumo.

2. Embalagens de isopor

Desenvolvidas com materiais resistentes e duráveis, elas possuem ótimo isolamento térmico, e, por isso, conservam o açaí gelado  por mais tempo. 

 

Projetadas para proteger o alimento durante o transporte, as embalagens de isopor evitam  danos causados por manuseio incorreto, como amassados.

 

A desvantagem dessa opção é que o isopor não é um material com bom potencial comercial para a reciclagem, devido à relação entre seu peso e volume. 

3. Embalagem de papel cartão

Com um apelo de sustentabilidade, muitos produtores têm trocado embalagens plásticas por modelos de papel cartão. Elas também são ótimas opções para conservar o açaí desde o local de produção até o momento do consumo. 

 

Estruturas de papelão e sacolas de papel podem ser utilizadas para reforçar a proteção e facilitar o transporte dos produtos.

 

De modo geral, o açaí é vendido em copos, potes e bandejas de plástico, papel cartão ou isopor. Não se esqueça de considerar o tamanho e a espessura das embalagens, pois elas precisam ser resistentes às mudanças de temperatura e à pressão enquanto são transportadas. 

Rótulo 

Após finalizadas, as embalagens precisam ser identificadas com rótulos, que irão trazer informações importantes sobre o açaí: prazo de validade, lista de ingredientes, informações nutricionais e, como estratégia de marketing, referências à sua marca. 

Identidade visual da marca

Considere investir em embalagens com design claro e intuitivo para que sua marca seja  reconhecida de imediato pelos clientes. Se você não possui embalagens personalizadas, existem produtos prontos para uso à venda na internet. 

Reutilização das embalagens

Mais uma dica sobre como embalar açaí para delivery: use recipientes que possam ser reutilizados. O uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis vai além da responsabilidade ambiental e promove uma reputação positiva para a sua marca. 

Vedação

Além do recipiente, é necessário considerar a selagem das embalagens. Esse cuidado garante que o açaí não vaze durante a entrega e fique protegido de contaminação

Qual é a maneira mais segura de selar a embalagem do açaí para delivery?

A melhor maneira de selar as embalagens de açaí é com seladoras. “Mas, afinal, como são esses equipamentos?”.

 

Cada máquina (manual, automática ou semiautomática) é projetada para fechar um formato específico de embalagem: copos, potes, garrafas, bandejas, cálices, bisnagas etc. 

 

Geralmente, as selagens são realizadas por meio de mecanismos que combinam pressão  e temperatura. 

 

A parte aquecida da máquina, chamada placa de selagem, entra em contato com a superfície da embalagem e a aplicação de uma força externa conclui o processo de fechamento do recipiente com um selo de alumínio, plástico ou papel cartão

Como a DELGO pode te ajudar

Presente há 32 anos no mercado, a DELGO é uma referência para quem busca sistemas de envase e aplicação de selos de proteção para diversos tipos de embalagens e produtos. 

 

Dentro do nosso catálogo, você encontra máquinas seladoras manuais, semiautomáticas e automáticas para uma enorme variedade de embalagens (copos, bandejas, garrafas, baldes, cápsulas, frascos, cálices e muito mais).

 

Vale a pena conhecer as máquinas da DELGO, temos muitas opções de máquinas para envasar Açaí e Sorvete!

 

Conheça todo o nosso catálogo e escolha a seladora ideal para o espaço de sua empresa e quantidade de produção por hora



Veja Também: