Notícias

Banner Notícias

Clean In Place: Confira O Que é E Qual A Importância Disso Para As Indústrias

Data: 08/03/2024

 

O conceito de Clean in Place, também conhecido como CIP, é muito importante para a higiene industrial — especialmente, para os setores alimentício, farmacêutico, cosmético e químico. 

 

O método permite a limpeza efetiva de equipamentos de produção com total praticidade, o que garante a manutenção da integridade e higiene necessárias para processos de alta qualidade.

 

Saiba mais sobre o assunto neste conteúdo! 

O que é Clean in Place (CIP), mais detalhadamente?


Trata-se de um método de limpeza automatizado e projetado para limpar internamente tanques, processadores, tubulações e outros equipamentos de processamento sem desmontagem manual. 

 

 

Com uma combinação de água, produtos químicos, calor e circulação de fluidos, o sistema realiza a higienização de áreas que necessitam de controles rígidos de limpeza.

Etapas do processo de higienização

 

1. enxágue inicial com água para eliminar as impurezas mais pesadas;

2. aplicação de um agente de limpeza, podendo ser tanto alcalino quanto ácido, para lavar a instalação; 

3. execução de enxágues adicionais para assegurar que todos os vestígios do detergente sejam removidos; 

4. aplicação de um agente sanitizante para gerir o aspecto microbiológico; 

5. enxágue definitivo para encerrar o procedimento.

 

Leia também: BPF: o que é, qual a importância e quais são os pilares

Qual é a importância do sistema?


A implementação de um sistema automatizado de limpeza é fundamental por várias razões:

Economia de produtos e equipamentos


O método de limpeza é econômico, uma vez que utiliza recursos, como água e agentes de limpeza, de forma precisa e calculada.

Precisão no controle de líquidos


As indústrias podem garantir uma limpeza homogênea e precisamente adaptada às necessidades específicas de cada equipamento, garantindo a remoção de resíduos sem intervenção humana.

Segurança operacional


O método CIP também proporciona um ambiente mais seguro para operadores, pois reduz sua exposição a produtos químicos perigosos e temperaturas elevadas durante processos de limpeza.

Redução do impacto ambiental


O sistema de limpeza, ainda, é projetado para otimizar o uso de recursos, o que resulta em uma menor quantidade de resíduos químicos e consumo de água. Assim, alinha-se os processos industriais com diretrizes de sustentabilidade e conformidade ambiental.

 

Otimização do tempo de produção


A limpeza manual é demorada e pode afetar o tempo de inatividade. Já com um sistema automatizado, a higienização das máquinas ocorre de forma rápida e eficiente, o que minimiza o tempo de parada e otimiza a produção.

Segurança dos produtos


Para indústrias que dependem da pureza e qualidade consistente, o método de higienização garante a eliminação de contaminações cruzadas e um produto final seguro e confiável.

Qual a diferença entre CIP e COP?


Ao contrário do Clean in Place, o processo Clean Out of Place (COP) requer a desmontagem e limpeza manual dos componentes do equipamento. O COP é muitas vezes utilizado para itens menores ou quando o primeiro método não é aplicável por questões de design ou eficácia.

 

Você sabia que a DELGO possui dosadores e envasadoras com sistema de dosagem controlado por servomotor e processos de CIP já integrados? Conheça os detalhes dessas máquinas e garanta mais qualidade e segurança para seus processos de fabricação! 

 

Conclusão


A aplicação de um sistema de limpeza automática é essencial em processos de fabricação que exigem altos padrões de higiene. Com isso, as indústrias se beneficiam de processos otimizados, maior segurança operacional e de produto, além de assumirem uma responsabilidade ambiental aprimorada. 

 

Ou seja, sistemas como o CIP são a chave para um ciclo de produção sustentável, eficiente e confiável.

Veja Também: