Notícias

Banner Notícias

BPF: o que é, qual a importância e quais são os pilares

Data: 20/11/2023

 

BPF faz parte da legislação brasileira e representa um compromisso das indústrias com seus consumidores. Isso porque aquelas três letras carregam um conceito criado para o controle de qualidade e segurança de muitos produtos. 

 

O assunto, de fato, é extremamente relevante. Diante disso, precisamos explicar o significado, a importância e os pilares de BPF. 

 

Continue a leitura e acompanhe as informações! 

O que é BPF e qual sua importância?

A sigla BPF refere-se às Boas Práticas de Fabricação, um conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados por empresas na elaboração de seus produtos, como medicamentos, cosméticos e alimentos.  

 

Essas diretrizes permitem garantir a qualidade e segurança para evitar contaminação por bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas, além da perda de produtos durante a fabricação. 

Quem regula as boas práticas de fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são regulamentadas pelas autoridades regulatórias competentes de cada país. 

 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por estabelecer as normas e fiscalizar as empresas para assegurar que os produtos fabricados no país estejam em conformidade com as BPF. 

Quais os 5 pilares de BPF?

Agora que você já sabe o que significa a sigla em questão, podemos explicar quais são os cinco pilares das medidas para controle de qualidade e segurança dos produtos. Confira: 

1. Higiene pessoal e saúde dos colaboradores 

Pilar fundamental para prevenir a contaminação dos produtos durante o processo de fabricação. 

 

A prevenção necessita que todos os profissionais envolvidos estejam devidamente treinados para seguir as normas de higiene, como lavagem constante das mãos e utilização de equipamentos de proteção individual. 

 

Além disso, é essencial que as condições de saúde dos profissionais sejam monitoradas para impedir a transmissão de doenças. 

2. Controle de qualidade 

Já o controle de qualidade é uma série de medidas tomadas desde o início do processo de produção, envolvendo vigilância constante e rigorosa observação de cada etapa para minimizar ou eliminar possíveis riscos, como contaminações ou defeitos. 

 

Essas medidas são documentadas para poderem ser minuciosamente analisadas pelas autoridades responsáveis. 

3. Controle de Documentação

Esse controle envolve a criação, revisão, aprovação e arquivamento de documentação relacionada aos processos de fabricação, como instruções de trabalho, relatórios de produção, certificados de análise e registros de manutenção. 

 

Para garantir a conformidade com as boas práticas, os documentos devem ser precisos e completos, além de disponíveis para inspeções regulatórias. 

 

O objetivo principal do controle de documentação é permitir a rastreabilidade dos produtos em caso de recall (devolução de lote ou de linha inteira de produtos), por exemplo, para evitar  riscos à saúde dos consumidores ou outros tipos de prejuízo.

 

4. Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento consiste na identificação, avaliação e controle de riscos que podem comprometer a integridade do produto, a saúde do consumidor e a imagem da empresa. 

 

Para isso, são utilizadas diversas ferramentas e técnicas, como a análise de risco, o estudo de perigos e pontos críticos de controle, entre outras. 

 

O objetivo é minimizar os riscos durante todo o processo produtivo, desde a seleção dos fornecedores de matérias-primas até a distribuição do produto acabado. 

5. Treinamento e Educação

O treinamento é fundamental para garantir que todos os funcionários que trabalham com a produção de alimentos, desde a limpeza até a embalagem, estejam cientes das regras e normas. 

 

O conhecimento gera a melhoria dos processos, identificação preventiva de problemas e a implementação de ações corretivas. 

 

Já a educação, por sua vez, é uma poderosa ferramenta para aprofundar o conhecimento e desenvolver novas soluções em BPF, incluindo atualizações tecnológicas e melhorias na qualidade e segurança dos produtos. 

Confira um exemplo de manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

Os cinco pilares que mostramos citam medidas gerais de qualidade e segurança dos produtos. Mas, no manual de cada indústria, podem existir medidas específicas. 

 

Veja o exemplo de manual de BPF da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para garantir a agroindustrialização correta de alimentos: 

 

Instalações

 

-  piso externo — deve ser feito de material que facilite a limpeza da superfície (sem gerar poeira e lama) e com caimento adequado. Já a área externa precisa ter tamanho suficiente para facilitar a manobra de veículos. 

 

-  teto — deve ser feito com revestimento de lajes pré-moldadas e em tinta epóxi, o que facilita a limpeza e evita o acúmulo de fungos. 

 

Pessoal 

 

-  sanitarização das mãos — é recomendada a higienização das mãos e das luvas a cada 30 minutos, feita com álcool em gel 70%. As luvas descartáveis devem ser trocadas periodicamente ao longo do dia. 

 

-  adornos — os trabalhadores não devem usar relógios, anéis, brincos, pulseiras e afins, para evitar que os acessórios se percam em meio aos produtos e gere a contaminação de alimentos. 

 

Operações

 

- recepção da matéria-prima — consiste na identificação de matérias-primas, insumos e embalagens para o rastreio correto dos produtos. 

 

- embalagem — as operações de embalagem precisam ser feitas o mais rápido possível para evitar a contaminação dos produtos. 


Observação: essas são só algumas das recomendações da Embrapa, ao todo, existem mais de 20 boas práticas. 

Garanta qualidade e segurança na produção com a DELGO!

As medidas de controle e segurança de produção, como você viu, também envolvem a embalagem correta dos produtos. No manual da Embrapa, aliás, consta que a embalagem deve ser feita o mais rápido possível. 

 

Para isso, claro, as indústrias precisam de máquinas de qualidade para embalar muitos produtos em pouco tempo e com rigorosos padrões de higiene

 

A DELGO produz e comercializa sistemas de envase e aplicação de selos de proteção em diferentes tipos de embalagens, como potes, copos, potes, garrafas, bandejas, baldes, galões, tambores, bisnagas, etc.,para a indústria de alimentos, cosméticos, químicos e farmacêuticos. 

 

Também fornecemos os selos de proteção (ou lacres), estruturas responsáveis por vedar as embalagens e impedir a entrada de luz, oxigênio, umidade, microorganismos e outros agentes que podem comprometer a durabilidade / integridade do produto.

 

Atendemos  as micro, pequenas, médias e grandes empresas. Os equipamentos manuais ou automáticos garantem uma linha de produção de até 12 mil unidades por hora. Na linha de selos e laminados, oferecemos soluções em alumínio, PET, plástico, com ou sem impressão.

 

Potencialize a qualidade, segurança e conformidade em sua produção com as soluções da DELGO. Garanta a integridade de seus produtos e atenda aos mais rigorosos padrões de BPF!


Veja Também: